segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Breve Introdução


      Não tenho o que dizer sobre o inicio do século XX, a nãos ser pelas palavras do escritor historiador marxista britânico Eric Hobsbawn que descreve o século como uma "catástrofe" pela ocasião de duas guerras mundiais, que são classificadas em apenas uma: "A Guerra dos 31 Anos (1914-1945)", no livro "A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991)".
Eric Hobsbawn
(1917-atualmente)
      Hobsbawn diz destas guerras surgiram três fases: a primeira é aquela que desfragmentou as antigas monarquias feudais do Império Austro-Húngaro, Russo e Turco-Otomano pela derrota na guerra de 1914 á 1918, tornando parte de seus territórios em estados nacionais; Segunda foi a retalhação de territórios entre a Grã-Bretanha e França; Terceiro foi o surgimento de uma potência ideológica, a União Soviética.
      Estes mudanças no mapa, obrigou a criação de um órgão internacional que mantivesse controle sobre as potências beligerantes: a chamada "Liga das Nações" que antecedeu a Organização das Nações Unidas (ONU).
Livro "A Era dos Extremos:
O breve século XX (1914-1991)", no qual me
inspirei ao escrever esta introdução.
      O medo da chamada "Onda Socialista" que vinha da União Soviética ameaçando os países capitalistas com sua ideologia, e o descontentamento dos derrotados da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), criaram cenário para a ascensão da ideologia fascista (Itália) e nazista (Alemanha) que elevou as ideias nacionalistas étnicos, desafiando assim os países vencedores que formavam a Liga das Nações (França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, etc). Assim não pode-se evitar os confrontos expansionistas pela Europa e Norte da África por parte da Itália e Alemanha, e pela Ásia por parte do Japão.
      Desde o Incidente de Mukden (1931), a Invasão da Etiópia (1935), a Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), a anexação da Áustria e a Sudtland-Checoslováquia (1938), marcam o inicio da Segunda Guerra Mundial, embora para nós ocidentais ela comece exatamente com a Invasão da Polônia em 1939, para os orientais ela começa com a Invasão da Manchúria (China) em 1931.
      O derramamento de sangue causado pela "Guerra dos 31 Anos", permitiu a vitória de duas potencias ideológicas que aliaram-se contra o inimigo comum (Eixo) e tornaram-se rivais mais tarde: os Estados Unidos e União Soviética.
      Este blog foi feito com a intensão de postar curiosidades e ocorridos na "Guerra dos 31 Anos", como por exemplo curiosidades sobre os exércitos, veículos e armas, alem de fatos que levaram a estas duas guerras que mudaram o olhar do mundo do século XIX, para uma visão voltada para a "Guerra Total", isso devido a sua diferença comparada as anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário