segunda-feira, 3 de setembro de 2012


A Volkssturm

Soldados pertencente a Volkssturm
Observe que eles adotaram a farda militar porem não deixam de utilizar a
braçadeira que os identifica como membros da Volkssturm

Volkssturm (palavra alemã que significa “Exército Popular”, “Exercito do Povo”, ou “Milícia Nacional”) foi um grupo paramilitar criado por Adolf Hitler, para assim proteger o território o território alemão dos futuros ataque dos soviéticos e dos anglo-americanos.
Em 1944 após o desembarque aliado na Normandia (França), que obrigou os alemães a se retirarem da Europa Ocidental, e pelo avanço do Exercito Vermelho da União Soviética que recuava os alemães da Europa Oriental, os prováveis ataques futuros seriam em solo alemão. No dia 18 de Outubro do mesmo ano, foi criada a Volkssturm por ideia do Partido Nazista (NSDAP) em criar uma guarda nacional.
Qualquer civil alemão cujas idades eram de 16 á 60 anos poderia ser integrado na Volkssturm como combatente, porem não havia sequer treino militar, a não ser por manejo de armas, e aulas de tiro. Muitos eram recrutados na ultima hora, sem haver sequer treinamento básico.
Muitas crianças e jovens da Juventude Hitlerista que tinham entre 10 e 18 anos serviram na Volkssturm nos últimos meses da guerra. Houve também os veteranos cujas idades eram de 49 á 60 anos, e tinham experiência no manejo de armas e utilização de estratégias, pois serviram entre 1914 e 1918 na Primeira Guerra Mundial. Garotas  cuja idade era de 14 á 24 anos também podiam se alistar para combater o inimigo.
Uma característica da Volkssturm era o não uso de uniformes, pois seriam reconhecidos facilmente. Utilizavam roupas comuns como uma forma de se juntar aos civis qualquer em caso de fuga ou emboscada. Só podia ser reconhecido por uma braçadeira que levavam ao braço, porem muitos deixaram de utilizar pelo pequeno detalhe que levou a morte e captura de muito dos seus.
E em questão de armamento, o que eles utilizavam? A Volkssturm utilizava uma variação de armas, entre elas: K98 (rifle), MP40 ou MP44 (submetralhadora), Luger ou Walter (pistolas), Panzerfaust ou RPzB-54 Panzerschrek (lança rojão anti-tanque), MG38 ou MG42 (metralhadoras) e Stielhandgranate (granada).

A principio utilizavam chapéus comuns, aqueles feito de filtro, palha ou tecido comum, porem com o tempo os estilhaços de explosões se tornaram um grande problema aos volkssturns. Por isso começaram a utilizar o capacete alemão de aço M1935.
            A Volkssturm foi para a Alemanha, o que foi os “partisans” para o Leste Europeu e os “Resistentes” na França, no qual todos eram grupos paramilitares formados por civis, cujo objetivo era a luta contra o invasor que ameaçava a sua pátria.
            A Alemanha reconheceu a Volkssturm como o “Exercito de Auxilio e Salvação” da nação (embora houvesse grandes perdas de vidas), mas para os aliados não passou de um “Exercito de Perdição Total”, devido ao fracasso do grupo e suas inexperiências na guerra resultados em milhares de mortes, feridos, desaparecidos e capturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário