segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Char 2C: um tanque fabricado para ser destruído



     No ano de 1918 em plena Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os engenheiros militares franceses auxiliados pelos engenheiros britânicos, estavam a todo vapor desenvolvendo o projeto de um super tanque que iria por fim a guerra que desenrolava á quatro anos. Este era o projeto Char 2C.
     O seu fabricante era a FCM (Forges et Chantiers de la Méditerranée) uma empresa francesa cuja especialização era no ramo naval, contratada para fabricar pela primeira vez um tanque pesado, cujo poder de fogo era comparado a um canhão naval de 75 mm.
     Muito se exigiu na fabricação deste veiculo, no qual dizem quer havido desvio de dinheiro publico (no qual o governo francês investiria no bem do povo) para poder ser realizado a produção deste blindado. Entretanto devido as exigência na hora de fabricar, houve um grande atraso na produção, resultando no fim da Primeira Guerra Mundial (derrota da Alemanha) sem haver um único exemplar pronto para estrear naquilo o porquê ele foi projetado.
     Em 1921 a fabricação estava concluída, somando 10 exemplares (não houve mais devido ao seu grande custo para fabricá-lo). O Char 2C pesava 70 toneladas, percorria 12 quilômetros por hora, blindagem de 45 mm, e cujas armas eram um canhão de 75 mm modelo APX 1897 e um canhão na ré de 37 mm (Armas Principais) e 4 metralhadoras Hotchkss (Armas Secundárias), cuja tripulação era composta por 12 membros (motorista, auxiliar motorista, comandante, operador de rádio, auxiliar artilheiro, controladores de metralhadora, mecânicos).
     Na década de 1930, os Char 2C já eram considerados pelos franceses como um veiculo de guerra obsoleto, devido a sua baixíssima velocidade que poderia torna-los alvo fácil contra as artilharias anti-tanques, alem das grandes falhas mecânicas provocadas pelo blindado.
     Quando ouve a invasão da Polônia em 1939, a França ordenou a mobilização geral de seus exércitos e blindados em caso os alemães atacassem a sua fronteira. Entre os tanques se encontravam os Char 2C, que serviu como veiculo propaganda de guerra, no qual filmes e imagens os retratavam como os salvadores da pátria atingida pelo inimigo.
      Mas os alemães atacarem somente em 1940, no qual venciam os franceses luta após luta, mostrando que o grande inimigo que os venceu na Primeira Guerra Mundial não era mais o mesmo.
     Com as derrotas, todos os char 2C foram enviados via trem para uma base francesa no sul do país. Lá todos os char 2C foram destruídos pela sua própria tripulação, que os encharcaram de gasolina e atearam fogo, provocando verdadeiras explosões.
     Mas o porquê disso? Dizem que os franceses para evitarem que a engenharia do Char 2C caísse em mãos inimigas que os utilizariam na fabricação de blindados superiores ou até mesmo iguais. Porem um tanque Char 2C denominado “Champagne” manteve-se intacto, no qual os alemães levaram para Berlim em 1940 como se fosse um troféu pela vitória contra a França.
     Em 1948 a união Soviética apoderou-se do veiculo que nunca mais foi visto......acredita-se que ele esteja no Museu de Tanques em Kubinka (Moscou-Rússia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário