O Freikorps (1919-1923)
Janeiro de 1919, multidões aguardam enciosas e outras manifestam em frente ao palácio de Versalhes no subúrbio de Paris na França, mas porque? Neste local seria elaborado o documento que iria por fim a uma das guerras que destruiu parte da Europa por quatro longos anos: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Embora fosse elaborado em Janeiro, somente foi assinado pelos representantes das nações derrotadas (Alemanha, Áustria e Hungria) em junho do mesmo ano.
![]() |
| Freikorps 1919 |
O Czar esta morto, uma guerra civil (1918-1921) devasta o território russo ,a ideologia socialista dos Bolcheviques começa a se propagar Europa adentro, e o conceito marxista adotado por Lenin de "Revolução Mundial" esta começando, cuja vitima será a região da Baviera na Alemanha.
Antes mesmo da Primeira Guerra terminar, em novembro de 1918 o político Kurt Eisner do Partido Social Democrata da Alemanha (mais conhecida por USPD) declarou a Baviera um estado-livre do II Reich alemão ,depondo o ultimo rei da dinastia Wittelsbach (que governou a região por 700 anos), Luis III da Baviera (que por acaso estava sendo acusado de pouca lealdade ao estado supremo da Prússia e ao Kaiser Guilherme II).
![]() |
| Tanque alemão A7V modificado para o uso pelo Freikorps em 1920 |
Levine não obteve o apoio do exercito da Baviera no golpe, por isso criou a sua própria guarda: a "Rote Armee" ou "exercito Vermelho" (inspirado na guarda bolchevique) cujos membros eram civis desempregados, somando um contingente de 20 mil homens.Porem o Freikorps (Corpo Livre ou Milicia) com um contingente de 30 mil homens, mais 9 mil soldados enviados pela Liga das Nações, entraram na Republica Soviética da Baviera em maio de 1919.
![]() |
| Freikorps da Baviera em 1919 |
Os Freikorps eram na verdade um grupo paramilitar, ou melhor uma milicia armada que agia junto ao governo na luta contra grupos radicais e socialistas ,que provocavam o caos após a renuncia do Kaiser Guilherme II ,e durante o mandato de do primeiro presidente alemão Friedrich Ebert.
Em 1919 logo após a assinatura do Tratado de Versalhes, o capitulo V cujos artigos retratavam as questões militares na Alemanha (artigo 159 ao 213) punia os alemães com redução do exercito á 100.000 soldados, nos quais muitos foram expulsos. E a unica solução encontrada por estes "ex-soldados" ,foi formar grupos armados para-militares de auxilio governamental: eis o Freikorps.
Estes grupos utilizava fardas militares acompanhadas de capacetes ou bonés, cujas armas eram rifles, granadas, metralhadoras, submetralhadoras (recentemente criada-MP18) e até lança-chamas. Alem de contar com o auxilio de carros blindados ou tanques, deixados pelos membros da Tríplice Entente (que venceram a Primeira Guerra Mundial) para servirem de ajuda ao pais recém derrotado na guerra.
Seria neste descontentamento dos Freikorps que Hitler encontraria seus principais seguidores, com suas promessas de retificar o Tratado de Versalhes, reorganizar o poder na Alemanha e vingar os vencedores da guerra que os punia severamente.
Mais informações:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Freikorps
- http://en.wikipedia.org/wiki/Freikorps
Ilustrações do Livro "The German Freikorps 1918-1923" de Carlos Caballero Jurado, cujas ilustrações são de Ramiro Bujeiro.











.jpg)


